in

10 benefícios de beber água com limão todos os dias

Muitas pessoas adoram tomar chá e café, mas esquecem de beber a mais importante, a água. Muitos bebem menos de um litro de água por dia e se você estiver em um escritório com ar condicionado, a quantidade de água consumida é muito menor. E sem esquecer que muitos acham a água uma bebida muito chata. Mas beber água é importante e se acrescentar o suco de limão a ela, os benefícios para a saúde são ainda maiores, além de ter um gosto bom.

Muitos hoje se sentem como se estivessem caminhando em uma névoa nublada, sentem-se fracos e cansados o tempo todo, desde o momento em que saem da cama pela manhã. Às vezes a falta de cuidado com seu corpo pode ser sentida através desses sinais e isso significa que precisa fazer algo para revigorá-lo. Aqui estão 10 benefícios importantes que você terá em seu corpo se beber água com limão todos os dias:

1. Ajuda na digestão

O suco do estômago e o suco de limão são muito semelhantes. Beber suco de limão logo pela manhã ajuda a liberar e eliminar as toxinas que preenchem o trato digestivo. Também te ajudará a evacuar melhor pela manhã, ao mesmo tempo que hidrata o cólon e estimula a produção de bile.

Portanto, se você tem azia, indigestão ou problemas de inchaço, esta é uma ótima solução. O suco de limão estimula a produção da bile pelo fígado, algo necessário na digestão. Os limões são ricos em vitaminas e minerais.

Além disso, atua estimulando o peristaltismo intestinal, favorecendo sua regularidade. No entanto, os benefícios da água com limão também são evidentes na própria hidratação. Todas as manhãs, com o estômago vazio, o corpo está mais receptivo e, portanto, absorve melhor a água.

Problemas digestivos são as doenças mais comuns, mas água quente e suco de limão são a solução para a maioria dos problemas digestivos. O suco de limão ajuda a purificar o sangue, reduz as chances de indigestão, prisão de ventre e reduz o catarro.

2. Você terá um alto sistema imunológico

O suco de limão é rico em vitamina C. Esta vitamina importante ajuda a combater o aparecimento sazonal de resfriados e gripes. O teor de vitamina C no limão é muito alto, cerca de 58 mg por 100 gramas.

Essa vitamina é conhecida por sua propriedade antioxidante e por promover a absorção de ferro. Também intervém na produção de colágeno, na síntese de neurotransmissores e na estimulação das defesas imunológicas.

A vitamina C ativa os anticorpos que protegem de infecções e do ataque de micróbios, germes, bactérias, fungos. Esta vitamina é o imunoestimulante por excelência, pois potencializa muito a ação e a produção de anticorpos e de células brancas do sangue.

A vitamina C tem efeitos anti-inflamatórios e é usada para ajudar na asma e outros sintomas respiratórios. O limão é um estimulante do sistema imunológico porque fortalece as funções de defesa fisiológicas do nosso corpo.

3. Hidratação

A desidratação pode ser dolorosa e mortal. A maioria das pessoas atinge esse estado porque não bebe água suficiente. Beber água com limão ao longo do dia irá mantê-lo hidratado.

A água com limão contribui para a hidratação do corpo e apoia o sistema linfático. Se o corpo não estiver suficientemente hidratado, podem surgir alguns sintomas, entre os quais estão o cansaço, defesas imunitárias fracas, estresse, falta de clareza e energia mental, tensão arterial elevada ou muito baixa, insônia e prisão de ventre.

O corpo é composto em média por cerca de 75% de água, atingindo uma taxa de cerca de 50% do peso total em adultos e 80% em bebês. Hidratar significa garantir ao corpo a quantidade correta de água: como não há abastecimento de água no corpo humano, é imprescindível beber.

A água está envolvida em funções como a regulação do volume celular e da temperatura corporal, promove processos digestivos, desempenha um papel importante na diluição das substâncias ingeridas, possibilita o transporte de nutrientes e promove a remoção de resíduos metabólicos.

4. Energia

Beber um copo de água com limão antes do café da manhã lhe dará um impulso instantâneo de energia. No início, você pode achar um pouco difícil se acostumar a beber água de limão. Assim que você acorda, quase todo mundo gosta de tomar uma xícara de café, um pouco de leite, comer algo doce, mas esse esforço vale a pena.

A energia que recebe dos alimentos que come vem dos átomos e moléculas que os constituem. O limão e seu suco contêm íons negativos que permitem dar ao corpo mais energia durante a digestão. O aroma de limão também tem a propriedade de estimular o bom humor e reduzir a ansiedade e a depressão.

Os limões têm um bom teor de potássio, então o suco de limão é útil para beber e para repor os sais perdidos com a transpiração do verão. Este mineral desempenha ações fundamentais para o funcionamento do organismo: regula os batimentos cardíacos e neutraliza a ação do sódio ao reduzir a pressão arterial, graças ao seu efeito vasodilatador.

A falta de energia pode resultar em cansaço durante o dia e insônia a noite, bem como indisposição para realizar até mesmo as pequenas tarefas, preguiça e mau humor. Além disso, grande parte da falta de energia vem da má absorção de nutrientes pelo corpo. No entanto, a água com limão melhora o ambiente interno que estará pronto para melhor absorver os nutrientes dos alimentos.

5. Rejuvenesce a pele

Os radicais livres são a causa das rugas e do envelhecimento da pele. Os limões contêm antioxidantes que impedem os danos dos radicais livres. A vitamina C dos limões ajuda a manter a elasticidade da pele, o que evita a formação de rugas. Isso também ajuda a reduzir manchas desagradáveis ​​na pele.

Se aplicar o suco da água com limão na pele pode reduzir muitas imperfeições como cicatrizes. Isso é possível devido ao seu poder adstringente. O limão tem propriedades antibacterianas e antimicrobianas, portanto, é útil para desinfetar e tratar doenças de pele.

O óleo essencial é muito útil para neutralizar espinhas, impurezas da pele e fortalecer os capilares. A vitamina C é essencial para uma pele radiante e sua natureza alcalina mata alguns tipos de bactérias responsáveis ​​pela acne. Ele rejuvenesce a pele trabalhando de dentro do corpo.

Vários produtos cosméticos prometem uma pele brilhante e saudável, mas tem um custo. Experimente água com limão para uma pele saudável e brilhante. Além disso, também ajuda a reduzir os cravos e impurezas.

6. Reduz a inflamação

Mesmo que não perceba em seu corpo, inflamações silenciosas crônicas podem estar presentes: não há sintomas além de uma sensação de cansaço constante e falta de energia, enxaquecas frequentes e mau humor.

O ácido úrico se acumula no corpo e causa inflamação. O suco de limão remove o ácido úrico e melhora as articulações. Se você beber água com limão regularmente, diminuirá a acidez em seu corpo, que é onde ocorrem os estados de doença.

O limão é um diurético – auxilia na produção de urina, o que ajuda a reduzir a inflamação, eliminando toxinas e bactérias, ao mesmo tempo que proporciona alívio da artrite e reumatismo.

Também graças à presença do ácido ascórbico, o limão é capaz de prevenir o aparecimento da gota. Além disso, graças ao alto teor de vitamina C, o limão tem propriedades antiescorbúticas.


Não, a água com limão não é uma bebida milagrosa quando se trata de perder peso. O que acontece é que ele combate os desejos por comida, aumenta o seu metabolismo e faz você se sentir satisfeito.

Limões contêm fibra de pectina, que auxilia no combate aos desejos de fome. A pectina é uma fibra, por isso ajuda a neutralizar a fome repentina. Estudos têm mostrado que aqueles que seguem uma dieta alcalinizante são capazes de perder peso mais rapidamente.

O limão também reduz os níveis de colesterol. Um estudo realizado em camundongos com colesterol alto induzido por dieta mostrou que a administração de suco de limão liofilizado por 15 dias produziu uma redução nos níveis de colesterol ruim e um aumento no colesterol bom.

Além disso, a presença de vitamina C neutraliza a oxidação do colesterol nas artérias, um processo subjacente à arteriosclerose. A água promove a digestão, combate a sensação de inchaço e facilita o descarte do excesso de resíduos, combatendo a estagnação de líquidos e a retenção de água.

8. Alcalinize seu estômago

Limões são muito amargos, mas são um dos melhores alimentos alcalinizantes do planeta. O excesso de ácido pode causar uma série de problemas de saúde devido à inflamação, como doença de Alzheimer, obesidade, câncer e diabetes, entre outros. Água com limão neutraliza esses ácidos.

Limões estão entre os alimentos mais alcalinizantes. Na verdade, o ácido cítrico neles contidos não cria acidez no organismo, uma vez metabolizado. O ácido cítrico e a vitamina C ajudam a reduzir os níveis de acidez no sangue. Beber água com limão também ajuda a evitar a acidose no corpo.

O limão, apesar de ter um pH ácido e um sabor azedo, uma vez ingerido desencadeia uma reação química Básica. É por isso que é um bom hábito beber um copo de água morna com suco de limão (não embalado) todas as manhãs com o estômago vazio.

É considerado um alimento alcalino, pois seus componentes ácidos são de natureza orgânica, portanto são metabolizados pelo organismo e eliminados com a respiração, enquanto os inorgânicos básicos permanecem por mais tempo.

9. Propriedades antivirais e antibacterianas

Limões têm propriedades antivirais e antibacterianas que ajudam a combater dores de garganta, resfriado comum e gripe. Se você beber água com limão todos os dias, evitará essas doenças.

Água morna com limão é a maneira mais eficaz de diminuir as infecções virais e as dores de garganta subsequentes. Além disso, como já foi mencionado, o suco de limão também estimula seu sistema imunológico, assim lutará simultaneamente contra a infecção por completo.

A água com limão pode combater infecções de garganta graças à sua propriedade antibacteriana. Se a água salgada não funcionar para você, experimente limão e água para gargarejar.

A vitamina C contida no suco de limão estimula a cicatrização de feridas e é um nutriente essencial para manter a saúde dos ossos, tecido conjuntivo e cartilagem. Ele também tem propriedades anti-inflamatórias. A vitamina C contribui para a manutenção de uma boa saúde e sua recuperação após uma doença ou lesão. O limão também é particularmente eficaz para muitas doenças respiratórias, na verdade, é indicado para tratar infecções brônquicas e pulmonares, gripes, resfriados, tosses e asma.

10. Vai melhorar o seu cérebro

O suco de limão contém altos níveis de magnésio e potássio, que são maravilhosos para a saúde dos nervos e do cérebro, e também ajuda a combater a depressão e o estresse. A vitamina C reduz os níveis de cortisol no sangue, relaxa e concentra.

Subjacente a tudo isso, parece estar o fato de que as regiões do cérebro que processam as informações do nariz também estão envolvidas no controle das emoções. O segredo está nos flavonóides, como a hesperidina, que promovem a circulação sanguínea adequada.

Por outro lado, é interessante saber que essas substâncias naturais reduzem as chances de acidentes cerebrovasculares, segundo pesquisadores da Boston University. Sabe-se, de fato, também que as propriedades anti-ansiedade estão associadas ao cheiro típico de limão, e é esse efeito calmante e relaxante que pode ajudar na concentração.

Além disso, não deve esquecer que o limão é rico em potássio, mineral que auxilia e promove a atividade das células nervosas. Se você beber um copo de água morna com limão pela manhã, muitos de seus processos cognitivos serão beneficiados.

Bolo de limão cremoso – receita econômica!

10 remédios caseiros para sobreviver as cólicas menstruais