in

10 remédios caseiros para sobreviver as cólicas menstruais

Todas sabem que o ódio é mútuo quando se trata de cólicas menstruais. Uma visita por mês é suficiente para aprender a amar ou odiar alguma coisa. Mas quando esse algo vem acompanhado de dor, a história é outra. E assim é essa coexistência com a menstruação.

Embora não sejam nada agradáveis, as cólicas menstruais são comuns. Acontece que, nesses dias, o útero sofre uma série de contrações para se desprender de suas paredes internas (endométrio), porque está há um mês sem óvulo fecundado e esse processo é naturalmente doloroso. Mas para tornar a situação mais suportável, aqui estão alguns remédios caseiros que você pode tentar:

# 1: Chá de Camomila

As principais propriedades desta erva são anti-inflamatórias, antialérgicas, antibacterianas e sedativas. A camomila é conhecida por seu efeito relaxante. Durante a menstruação, um chá de camomila ajuda a relaxar e reduzir a inflamação dos músculos uterinos, reduzindo consideravelmente a dor.

A camomila sempre foi considerada um excelente remédio não só contra a insônia, mas por suas propriedades antiespasmódicas e relaxantes, inclusive contra o estresse, cólicas abdominais, má digestão e dores menstruais.

A camomila é uma planta da família Asteraceae. Conhecida desde a antiguidade por suas notáveis propriedades sedativas e calmantes, também tem efeitos hipoglicemiantes, úteis no caso de diabetes.

Na realidade, a planta não possui princípios ativos indutores de hipnose, como a maioria das ervas oficinais que se utilizam contra a insônia, mas, ao contrário, possui propriedades que permitem o relaxamento muscular, devido à presença em seu fito complexo de flavonoides e cumarina.

# 2: Água em abundância

A água é sempre o melhor remédio. Quanto mais você se acostumar a beber, mais saudável ficará. É sempre importante se hidratar, mas nesses dias precisa hidratar ainda mais para estimular o fluxo sanguíneo e diminuir o inchaço do útero. Além disso, a água pode ajudar a reduzir o período.

A água também ajuda a digerir e absorver os alimentos, regula a temperatura corporal, elimina toxinas e resíduos tóxicos, queima gordura, circula o sangue, protege os tecidos, órgãos e articulações e transporta nutrientes e oxigênio para as células.

A desidratação ou falta de água piora muitas doenças comuns, incluindo dores de cabeça, fadiga, alergias e dores musculares. Um corpo bem hidratado raramente sofre dessas doenças.

A água também faz você mais feliz. A hidratação promove o fluxo de nutrientes e hormônios em seu corpo. Isso possibilita uma melhor liberação de endorfinas, substâncias relacionadas à felicidade. Todo o corpo se beneficiará, mas também a mente ficará mais calma!

# 3: Compressas de água quente

É um remédio clássico e bastante eficaz. Para este remédio você vai precisar pegar uma garrafa de vidro ou plástico, encher com água e colocar no microondas por 2 minutos ou esquentar a água no fogão. Em seguida, embrulhe a garrafa em uma toalha para não se queimar e coloque-a sobre a barriga até que a água esfrie.

Você também pode fazer uma compressa com uma meia e arroz cru dentro. Coloque a meia no micro-ondas e depois sobre a barriga para reduzir a dor. Há também disponível no mercado bolsas de água quente próprias para isso.

Antigamente as avós sempre recomendavam colocar na barriga a bolsa de água quente (com pano para evitar queimaduras) para curar dores de estômago, indigestão, dor menstrual ou outra dor no abdômen.

Era um remédio quase fora de uso porque se acreditava que fosse um paliativo, mas agora os britânicos o tiraram da poeira ao descobrir, graças a pesquisas cuidadosas, que a água quente funciona de maneira muito semelhante a um analgésico.

# 4: Um chuveiro ou banheira quente

Um banho de água quente tem múltiplos benefícios para o corpo e, em última análise, a ajudará a se sentir melhor. Era costume tomar banho em água quente para aliviar as dores no passado.

O calor desinfla e relaxa os músculos. Além disso, tomar banho com água quente a ajudará a se sentir revigorada e relaxada e a dormir melhor. Você pode incluir sais de banho e óleos de sua escolha.

Com o uso de novas técnicas, os britânicos comprovaram que o calor (min. 40 °C) atua no nível da molécula (como uma droga), desativando as mensagens de dor enviadas pelo corpo ao cérebro. Na prática, as proteínas do receptor de calor em uma célula bloqueiam as do receptor da dor.

A ação do calor é a vasodilatação. O calor gera um influxo de sangue até o ponto escolhido o que induz uma redução na contração do órgão atuando, portanto, de forma analgésica. O mecanismo de ação há muito conhecido na prática é que o calor relaxa os músculos.

# 5: Leite com cebola

Embora possa não parecer muito apetitoso, é um remédio milenar para tratar até as cólicas menstruais mais graves, pois tem um efeito calmante que reduz a intensidade das cólicas. Para ajudar, você pode adoçar com um pouco de mel.

Para prepará-lo, deve-se misturar um litro de leite com 250 gramas de cebola e colocar para ferver por 15 minutos. Deixe repousar e consuma bem quente. O ideal é tomar uma xícara a cada 45 minutos.

A cebola é rica em minerais como cálcio, magnésio, cloro, cobalto, cobre, ferro, fósforo, iodo, silício e enxofre, entre muitos outros. Ele também contém vitaminas A, B, C e E. Isso a torna diurética, por isso nos ajuda em caso de retenção de água, pálpebras inchadas, edema. Combate a inflamação e é um poderoso antioxidante.

Já as propriedades benéficas do leite são conhecidas de todos, mas este alimento é particularmente adequado para o correto desenvolvimento dos ossos e dentes. Também promove a coagulação do sangue e fornece, principalmente para quem queima muitas calorias, a energia necessária para a realização de atividades físicas.

# 6: Chá de Gengibre

O gengibre também é usado para náuseas e dores de estômago, sintomas que às vezes acompanham a menstruação. O gengibre é ideal para o tratamento de cólicas menstruais porque suas propriedades são semelhantes às do ibuprofeno.

Para preparar este remédio, você precisa ferver um copo de água e adicionar ½ colher de sopa de raiz de gengibre e limão. Deixe infundir e depois descanse por cerca de 10 minutos. Adoçar com mel e desfrutar.

O chá de gengibre é capaz de trazer benefícios surpreendentes. Os principais benefícios são efeitos antibióticos, favorecendo a eliminação dos estados de gripe e atenuando a inflamação do trato respiratório e efeitos drenantes, ajudando na eliminação de toxinas.

Além desses benefícios invejáveis, o chá de ervas de gengibre geralmente favorece o equilíbrio regular da flora intestinal e ajuda a combater o inchaço da barriga, garantindo também uma ação purificadora.

# 7: chá de feno-grego com canela

Entre muitos outros benefícios, o feno-grego é rico em fitoestrogênios que reduzem as cólicas menstruais e controlam os sintomas da menopausa. As sementes e folhas são principalmente utilizadas como condimento culinário, mas na realidade esta planta é muito útil no tratamento de vários tipos de doenças e problemas.

Coloque 2 xícaras de água para ferver e adicione 4 colheres de chá de sementes de feno-grego e 4 pequenos paus de canela. Aguarde a preparação da infusão, desligue o fogo e deixe a chaleira, panela ou vasilha bem ali esfriar.Em seguida, despeje o conteúdo em uma peneira e sirva. O sabor do feno-grego é semelhante ao do xarope de bordo. Tome uma xícara pela manhã e outra à noite.

As sementes desta planta, na verdade, contêm altos níveis de proteína, vitamina C, potássio e fitoestrogênios, o último dos componentes semelhantes aos estrogênios que podem ajudar a reduzir ondas de calor e alterações de humor características da menopausa e da síndrome pré-menstrual.

O feno-grego também é usado para tratar a asma, bem como para melhorar a digestão e manter o metabolismo funcionando bem. É bom para tratar o ácido do estômago e até mesmo problemas de pele (com pequenas lesões localizadas e ferve).

# 8: Chá de Canela

Esta infusão possui qualidades anticoagulantes, permitindo melhor circulação sanguínea no útero e no resto do corpo. E tem um sabor naturalmente doce que será fácil de se apaixonar. Uma xícara de chá para começar o dia tornará o dia mais suportável.

Para além das diversas utilizações na área gastronômica e da confeitaria, a infusão de canela é utilizada desde a antiguidade em diferentes culturas pelas suas grandes propriedades benéficas para a saúde. Dentre estas, tem ação desintoxicante, ajuda a baixar os níveis de glicose no sangue, regula o ciclo menstrual e, além disso, é de grande ajuda nos casos de indigestão.

Esta especiaria é uma fonte rica em magnésio, ferro, cálcio, fibra, vitamina C e vitamina B1. É eficaz em casos de diarreia, indigestão, distensão abdominal e também é utilizado para estimular as defesas imunitárias. Ele também tem propriedades expectorantes e alivia os sintomas de problemas respiratórios ao liberar as vias aéreas.

Ele pode ter dois efeitos: o primeiro, antecipa a menstruação quando você se atrasa menos de três semanas. Em segundo lugar, tem ação tônica para a mulher no período menstrual, pois reduz a dor característica que acompanha a menstruação.

# 9: Chá de flores de laranjeira

Este remédio funciona bem quando a dor é muito forte. Este chá é feito com 7 flores diferentes, por isso é agradável no aroma e no sabor. Normalmente é usado como remédio para adormecer, mas também é recomendado para acalmar fortes cólicas menstruais. Você pode comprar no supermercado ou preparar você mesma.

O chá de flores de laranjeira alivia espasmos abdominais ou dores de estômago, mas especialmente aquelas devidas à menstruação. Também há muitos usos na medicina: é útil contra a ansiedade, o estresse, a insônia e tem fortes propriedades digestivas. Além disso, alivia enxaquecas. As flores de laranjeira também têm características benéficas de transpiração, vermífugo e febrífugo.

As flores de laranjeira são compostas por cinco pétalas muito perfumadas. Elas têm muitas propriedades e são usadas ​​há séculos na área médica e cosmética, especialmente nos países orientais.

Se aos combinar com mel, limão ou canela, conseguirá um chá de ervas para dormir, principalmente quando também precisa acalmar a dor de garganta e a tosse. As flores de laranjeira são amplamente utilizadas na medicina fitoterápica porque atuam com eficácia em várias frentes.

# 10: Chocolate

O alto teor de triptofano no chocolate libera serotonina, o hormônio que te faz se sentir de bom humor. Seu sabor delicioso o torna uma opção ideal para comer nos dias em que tem fome de doces. Você pode carregar uma barra na bolsa para comê-la onde quer que esteja.

Você decide se vai comê-lo em um bar ou uma xícara de chocolate quente e deitar-se com um travesseiro quente. Verá como este doce a ajudará a se sentir melhor. O cacau é uma grande fonte de flavonoides, famosos antioxidantes também presentes em outras substâncias naturais, como chá, café ou vinho tinto.

Os flavonóides têm efeitos benéficos significativos em sua saúde, pois eles reduzem os níveis de colesterol, têm um efeito protetor em todo o sistema cardiovascular (coração em particular) e também têm um efeito anti-envelhecimento, melhorando a saúde da pele e do corpo.

Graças às substâncias contidas no cacau, o chocolate tem efeitos benéficos no sistema cardiovascular, no coração, nas artérias e no humor; também tem propriedades afrodisíacas e estimulantes e contém antioxidantes que reduzem os efeitos do estresse oxidativo.

10 benefícios de beber água com limão todos os dias

Bolo de Cenoura maravilhoso!