As mulheres grávidas não devem apenas seguir uma dieta nutritiva baseada em alimentos naturais, mas devem evitar certos alimentos que representam um risco para sua saúde e o da criança.
Veja alguns deles e entenda porquê:
1. Queijos mofados: Esses tipos de queijos são menos ácidos e úmidos do que os queijos curados, o que os torna um meio de cultura ideal para bactérias nocivas, como a listeria. A listeriose é rara, mas as mulheres grávidas são 20 vezes mais vulneráveis que as outras pessoas. É muito importante evitar o risco de contrair a doença porque a listeria atravessa a placenta, atinge o feto e pode causar aborto espontâneo, morte fetal ou doença grave no recém-nascido.
As mulheres que seguem uma dieta vegana podem continuar consumindo alternativas ao queijo à base de anacardos que não foram fermentados ou pasteurizados.
2. ovos: Uma mulher grávida não pode comer ovos crus ou levemente cozidos porque podem estar contaminados com salmonella. Embora seja improvável que uma infecção por salmonela prejudique o bebê, ela pode deixá-lo muito fraco e desidratado por causa de diarréia e vômito que podem durar dias.
3. Carne mal cozida: A carne crua ou mal cozida é perigoso durante a gravidez devido ao risco potencial de contrair toxoplasmose, uma infecção causada por um parasita encontrado em carnes e pode causar retardo mental, cegueira e epilepsia em crianças.
4. Patê de fígado: O patê de fígado e outros alimentos que contêm esse órgão são muito ricos em retinol (vitamina A) para uma mulher grávida. Um excesso de vitamina A pode prejudicar o bebê .
5. Peixe azul grande: O atum, o peixe-espada (Emperor), o cações , a pique e cavala são gordo e são as espécies de peixes que pode conter uma dose perigosa de mercúrio, um metal pesado para neurónios. Também pode conter dioxinas cancerígenas e bifenilos policlorados, que são desreguladores endócrinos.