O fato de as mulheres terem pelos no queixo é muito comum, porém, às vezes, pode ser um sintoma de uma doença que deve ser tratada com urgência. Quando sai muito cabelo, pode ser um sinal de hirsutismo.
O hirsutismo é o crescimento excessivo do cabelo nas mulheres, seguindo um padrão de distribuição masculino. Ou seja, quando sai em áreas como as costeletas, o queixo, o pescoço, as aréolas mamárias, o tórax, a região do umbigo, as coxas ou as costas.
Porque o cabelo está crescendo no meu queixo?
1- Genética
O excesso de cabelo no queixo pode ser herdado pela genética. Se sua avó ou mãe também tem pelos no queixo, provavelmente a genética é a razão pela qual você também tem.
2- desequilíbrio hormonal
Quando há um desequilíbrio hormonal, o corpo também enlouquece, podendo aumentar a produção de pelos no queixo. Pode ser devido a uma quantidade excessiva de hormônios sexuais masculinos, chamados andrógenos, ou a um aumento da sensibilidade a eles.
À medida que envelhecemos, a probabilidade de crescimento dos pelos do queixo aumenta. Isso ocorre porque as mulheres produzem menos hormônios femininos quando atingem a menopausa.
4- Síndrome do Ovário Policístico
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma das consequências do desequilíbrio hormonal . Essa condição pode ter um impacto muito sério na saúde reprodutiva e hormonal. Além de fazer crescer mais pelos do que o normal no queixo, altera o período menstrual, dificulta a perda de peso e até causa infertilidade.
5- Síndrome de Cushing
A síndrome de Cushing , também conhecida como hipercortisolismo, é uma doença causada pelo aumento do hormônio cortisol, o hormônio do estresse. Isso pode aumentar a produção de cabelo na área do queixo.
6- Hiperplasia adrenal congênita
É um distúrbio que afeta as glândulas supra- renais . Felizmente, é extremamente raro, mas também causa o aparecimento de pelos no queixo.
7- Gravidez ou pílulas anticoncepcionais
Sabemos o grande impacto que a gravidez tem no corpo da mulher. Uma de suas possíveis consequências é o crescimento do cabelo nesta área. Geralmente é temporário e você não precisa se preocupar. O mesmo pode acontecer se você tomar a pílula.
Se você não sabe o motivo exato pelo qual o cabelo cresce no queixo, é melhor consultar seu médico. Ele estudará seu caso e prescreverá o tratamento adequado para se livrar desses pelos irritantes.