Quando pensamos sobre as causas do rompimento de um casal, a primeira coisa que vem à mente é geralmente uma palavra: infidelidade. Não há outro aspecto do amor que desperte mais medo, fofoca ou fascinação.
As estatísticas variam, já que não há uma definição universal do termo, e se isso não bastasse, a era digital nos oferece possibilidades sem precedentes e, em contínua expansão, manter todos os tipos de encontros ilícitos.
Para alguns especialistas, como o sexólogo e terapeuta experiente Antoni Bolinches, a definição de infidelidade é clara: a pessoa infiel é aquela que mantém relações íntimas com terceiros sem o consentimento de seu parceiro.
Mas, será que existem um jeito de descobrir isso? Sim. E se quer saber como continue lendo…
Como detectar decepção?
Às vezes não é fácil saber se o parceiro está enganando. Segundo Anne Bercht, psicóloga especialista em ajudar os casais a se recuperarem após uma infidelidade, há sinais que podem indicar que algo não está certo.
Veja abaixo alguns deles:
1. Seu parceiro se torna emocionalmente distante, ausente, retraído ou deprimido.
2. Está com raiva e crítica, e há um aumento nas discussões de casal.
3. Acusa você de querer controlá-lo e reivindica mais espaço próprio.
4. De repente, trabalha mais horas do que antes, tem mais reuniões fora do horário comercial e viagens de negócios.
5. Presta mais atenção à sua aparência: compra roupas novas, faz exercício, perder peso…
6. Ele é mais entusiasmado com a vida e tem muito mais energia do que antes, então ele faz coisas que não estava interessado antes ou adquire novos hobbies.
7. Fica na defensiva se fizer perguntas que tenham a ver com a suspeitas.
8. Flerta muito mais do que antes com o sexo oposto.
9. Tem uma maior demanda por privacidade: pode colocar senha no telefone se não tiver antes ou passar mais tempo na frente do computador, ou outro dispositivo eletrônico.