As mamas tuberosas são conhecidas como deformidade tuberosa da mama, que se constitui em uma rara alteração mamária e recebeu esse nome por conta de sua aparência que se assemelha com raízes de plantas tuberosas.
De acordo com a medicina, a mama começa se desenvolver na 5ª semana de vida do bebê no útero de sua mãe, entre 10 semanas e 14 semanas, os brotos mamários da região torácica são envolvidos por uma lâmina de tecido mesodérmico, denominada fáscia superficial. Porém, o crescimento completo acontece na puberdade.
Esta deformidade congênita pode ocorrer mais em uma mama que na outra, deixando os seios com um formato que pode causar estranheza na mulher e por ser símbolo de feminilidade acaba causando um impacto devastador.
Abaixo imagem da má formação da mama e posterior correção da deformidade congênita.
Ainda que tal deformidade não cause problemas funcionais, acabam afetando diretamente a auto estima e saúde emocional em qualquer pessoa.
Sintomas iniciais da mama tuberosa
Os principais sintomas são:
Tratamento da mama tuberosa
O tratamento da mama tuberosa é feito com correção através da cirurgia plástica, com ou sem implantes de silicone. A avaliação é feita caso a caso.
A cirurgia diminui o diâmetro da aréola e baixa o sulco mamário para atingir a posição adequada.
A correção da mama tuberosa deve ser feita por um médico especialista e capacitado.