As pílulas anticoncepcionais são um dos métodos contraceptivos mais utilizados. Na atualidade entretanto, existem outras possibilidades e com maior eficácia de se evitar uma gestação, no entanto, devido ao baixo custo, muitas mulheres acabam optando pelos comprimidos.
É necessário que o paciente esteja sendo acompanhado por um médico especialista, pois assim como diversos medicamentos, as pílulas podem apresentam reações como insônia, cólicas, náuseas, dores de cabeça e outros.
Estudos comprovam que os anticoncepcionais desequilibram o sistema circulatório da mulher que pode causar a trombose. Médicos afirmam que a cada dez mil mulheres, três mil tem trombose causada por anticoncepcionais.
Alguns médicos não defendem esse pensamento, afirmando que ainda não existe nenhum estudo pata confirmar esses dados. Segundo eles a chance do desenvolvimento da trombose causada pela pílula é baixo.
Veja 10 anticoncepcionais que especialistas afirmam estar ligados a trombose:
1- Diane
2- Belara
3- Level
4- Mercilon
5- Siblima
6- Selene
7- Allestra
8- Ciclo 21
9- Stezza
10- Microvilar
É importante ressaltar que o artigo tem como objetivo trazer apenas informações e que somente um especialista pode dizer se você deve ou não fazer o uso do medicamento e os riscos. Caso faça o uso de alguma das pílulas acima não interrompa, procure um ginecologista de confiança e esclareça suas dúvidas, assim poderão encontrar um medicamento que seja eficaz e que não ofereça riscos a saúde.
Fonte: Hospital Oswaldo Cruz