in

Pão de aveia tradicional – super fácil de fazer!

A aveia, com o trigo, é um dos cereais mais consumidos. Graças aos seus nutrientes é um dos cereais mais completos, possui minerais como ferro, cálcio, manganês, potássio e zinco. Além disso, é uma ótima fonte de energia e proteínas e contém vitaminas do grupo B, BP, B2 e B3.

Por esse motivo, é um dos cereais preferidos no café da manhã de muitas pessoas, na Grã-Bretanha por exemplo, o mingau de aveia é famoso. Nesta receita não vamos aprender a fazer mingau de aveia, mas vamos aprender a fazer pão de aveia com o qual você pode fazer deliciosas torradas ou sanduíches.

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 300 mililitros de água
  • 50 gramas de flocos de aveia
  • 25 gramas de manteiga
  • 100 gramas de mel
  • 12 gramas de sal
  • 1 ovo L
  • 450 gramas de força de farinha
  • 30 gramas de fermento fresco
  • Receita passo a passo:

    Coloque uma panela com cerca de 200 ml de água em fogo alto. Quando estiver fervendo acrescente os flocos de aveia, retire do fogo e mexa muito bem. Junte a manteiga, o mel e o sal e mexa muito bem até obter uma mistura homogênea. Deixamos esfriar um pouco.

    Desfaça o fermento fresco em 100 ml de água. Adicione os 100 ml de água com o fermento e o ovo. Misture até obter uma massa homogênea.

    Adicione a farinha e mexa. Colocamos a massa em um recipiente pintado com um pouco de azeite ou manteiga e cobrimos com filme plástico. Deixamos a massa repousando na geladeira por 2 horas. Nós alinhamos um molde próprio para forno com papel vegetal. Retire a massa da geladeira e coloque-a sobre uma superfície lisa e enfarinhada. Fazemos um rolo com a massa e colocamos na forma. Cubra a massa e deixe fermentar por pelo menos 2 horas até que dobre de tamanho.

    Pré-aqueça o forno a 190º C. Descubra a massa, polvilhe com aveia em flocos e leve ao forno por 50 minutos.

    Retire do forno e deixe esfriar sobre uma gradinha. Sirva e aproveite.

    Elaboração:

    Para começar a fazer o nosso pão de aveia, vamos aquecer 200 ml de água numa caçarola em fogo alto e quando a água começar a ferver junta a aveia em flocos , retira a caçarola do lume e mexa muito bem. A seguir juntamos a manteiga junto com o mel e o sal, mexemos com a ajuda de algumas varetas até obter uma mistura homogênea e deixamos esfriar um pouco. Acrescentamos o resto da água , ou seja, 100 ml nos quais vamos desfazer o fermento fresco. Mexemos muito bem e adicionamos a farinha e mexemos até que todos os ingredientes estejam bem integrados e obtemos uma massa macia .

    Quando temos a massa do pão de aveia pronta, pintamos um recipiente com um pouco de azeite ou manteiga e colocamos a massa no recipiente, cobrimos com um pouco de filme plástico e deixamos na geladeira por pelo menos duas horas. Enquanto a massa esfria na geladeira, podemos preparar a forma na qual vamos assar o pão, de preferência retangular. Para isso, forramos o interior do molde com papel manteiga para evitar que o pão queime e grude no molde. Quando a massa está no frigorífico há pelo menos duas horas, retiramos e viramos sobre uma superfície lisa, limpa e enfarinhada onde amassamos um pouco com a ajuda das nossas mãos e fazemos um rolo com a massa que lhe dá a forma do molde. Colocamos a massa na forma e cobrimos novamente com filme plástico e deixamos descansar em temperatura ambiente para que fermente e dobre de tamanho.

    É uma ótima fonte de energia, vitaminas e uma ótima fonte de energia e vitaminas

    A seguir, pré-aquecemos o forno a 190º C e quando a massa dobra de tamanho, descobrimos, colocamos alguns flocos de aveia por cima e colocamos no forno. Assamos o pão de aveia por aproximadamente 50 minutos. Passado o tempo, tiramos o pão do forno, desenformamos com cuidado e batemos com os nós dos dedos no fundo e se virmos que não soa oco e notar que a crosta é muito macia, é necessário para assar por mais 10 ou 15 minutos. Quando o pão de aveia fica pronto, tiramos do forno e deixamos esfriar sobre uma gradinha, desenformamos e servimos em fatias.

    Você tem lábios finos e não sabe como aumentá-los? Veja como fazer isso de forma natural

    Como fazer café gelado passo a passo