Muitas pessoas entendem o ciúme como um sinal de amor. E lamento dizer que você está muito errado. Existem muitas razões pelas quais podemos ficar com ciúmes, mas não é simplesmente por amor. Em muitas ocasiões, nem é porque não confiamos em nosso parceiro. O ciúme é um pouco mais complicado, e cujo motivo às vezes não é tão simples de entender.
4 razões pelas quais ficamos com ciúmes, mesmo se confiamos em nosso parceiro
1- Baixa auto-estima
Em muitas ocasiões, sentir ciúmes não é um sintoma de desconfiança na outra pessoa, mas em si mesmo. Se não nos sentimos seguros em nós mesmos, é muito difícil confiarmos em outra pessoa.
2- Insegurança e possessividade
O sentimento inseguro sobre si mesmo, muitas vezes desenvolve um senso de possessividade em relação ao nosso parceiro, obscurece que, se a outra pessoa está conosco, é porque ele quer.
3- Dependência
Muitas pessoas têm medo de se sentir sozinhas e criam uma necessidade para o outro membro do casal. Então eles ficam com inveja de pensar na ideia da outra pessoa deixá-los.
4- Medo de não ser bom o suficiente
Está relacionado à baixa auto-estima. Quando não confiamos em nós mesmos, desenvolvemos medo de não sermos bons o suficiente para nosso parceiro; e para eles demonstramos ciúmes.
O que fazer se seu parceiro demonstrar ciúmes injustificados?
Normalmente, é melhor responder-lhes com expressões tranquilizadoras. A pesquisa mostrou que aqueles que respondem ao ciúme de seus parceiros, dando-lhes segurança no seu interesse, tendem a ter relacionamentos mais estáveis.
O que fazer se você estiver com ciúmes?
É melhor evitar situações que possam gerar suspeitas falsas. Quanto mais investigamos, mais suspeitaremos. Trabalhe na confiança em si mesmo e no seu relacionamento. Comunique-se com seu parceiro. Se você estiver com ciúmes, converse sobre isso com seu parceiro . Explique seus sentimentos e tente encontrar uma solução juntos, mas não o acuse.