in

Saiba o que é a doença roxa e quão séria pode ser para a sua saúde

Você já ouviu falar sobre a doença roxa e não tinha ideia do que era? Aqui nós contamos os detalhes que você precisa saber.

Embora geralmente seja rara, a doença da púrpura é uma patologia que pode se tornar séria ou problemática. Por isso é importante sabermos quais são seus sintomas, quais são suas causas e o que devemos levar em consideração para preveni-los e tratá-los.

A doença roxa é uma doença auto-imune

Para entender o que é a doença roxa , o primeiro passo é saber o que são as doenças autoimunes e por que ocorrem, uma vez que essa patologia faz parte dessa família de condições.

As doenças autoimunes são um tipo de patologia que afeta o sistema imunológico do nosso corpo, confundindo-o e forçando-o a atacar por engano as células saudáveis. Esses tipos de patologias podem afetar várias partes do corpo e geralmente são hereditários, afetando na maioria das vezes as mulheres.

A complexidade desses tipos de condições, às quais pertence a doença púrpura, é que seu diagnóstico muitas vezes é complexo, visto que muitas vezes são confundidas com outros tipos de patologias agudas.

O que é doença roxa?

A doença roxa faz parte de um tipo de patologia chamada doenças auto-imunes. Seu nome científico é doença trombocitopênica idiopática roxa , é um distúrbio hematológico que se caracteriza pela formação de coágulos em pequenos vasos sanguíneos por todo o corpo.

Existe a possibilidade de que esses coágulos bloqueiem o fluxo de sangue e oxigênio que deve atingir os órgãos do nosso corpo, causando uma diminuição no número de plaquetas.

Quais são os sintomas da doença roxa?

Ao nos perguntarmos o que é a doença púrpura, devemos estar atentos às suas manifestações no corpo, pois pode gerar sintomas muito diversos, que podem até ser confundidos com outras enfermidades. É importante que conheçamos e tenhamos em mente, tanto médicos quanto pacientes em potencial. Aqui estão alguns dos sintomas mais comuns:

  • Manchas irregulares roxas ou avermelhadas na pele.
  • Manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.
  • Sangrando pelas narinas
  • Sangramento intestinal
  • Sangramento no trato urinário, o que pode causar urina escura.
  • Febre.
  • Dor na área onde ocorrem as manchas.
  • Como você pode ver, os sintomas da doença roxa são vários, na maioria dos casos eles são reduzidos ao aparecimento de manchas avermelhadas na pele. Por isso é importante que se notar algum tipo de manchas deste tipo espalhadas pelo corpo, não hesite em consultar imediatamente os serviços de saúde.

    Quais são as causas da doença da púrpura?

    As causas da doença roxa são muito diversas e podem determinar como essa condição se desenvolve no corpo. Aqui estão os principais:

    Fragilidade vascular: algumas pessoas sofrem de alguma fraqueza no sistema vascular. Isso leva ao fato de que, devido a uma agressão física, infecciosa ou imunológica, uma pessoa pode desenvolver a doença da púrpura. Também é comum em pessoas com fragilidade vascular, que pequenos traumas, como o uso de meias muito justas, causam o aparecimento de manchas violáceas na pele, características dessa patologia.

    Problemas de plaquetas: são as células que permitem aos humanos coagular o sangue. Quando há alteração no seu funcionamento ou déficit de plaquetas no corpo, é possível que a pessoa desenvolva a doença púrpura. Alguns medicamentos, como o ácido acetilsalicílico, podem promover a diminuição das plaquetas.

    Aparecimento da vasculite: esta causa da doença da púrpura se manifesta como uma inflamação dos vasos sanguíneos, que por sua vez está frequentemente associada a outros tipos de sangramento.

    OUTRAS CAUSAS MENOS FREQUENTES

    Embora as causas acima mencionadas sejam as causas mais recorrentes para o desenvolvimento de púrpura, esta condição também pode ser causada por:

  • Lesões
  • Uso de esteroides
  • Distúrbios no processo de coagulação
  • Hemagioma
  • Alguns tipos de infecções
  • As mudanças na pressão arterial que podem ser geradas no momento de um parto vaginal
  • Deficiência de vitamina C
  • Síndrome da rubéola congênita
  • O uso de drogas que afetam a função das plaquetas
  • doença roxa
  • Como a doença da púrpura pode ser diagnosticada?

    O método mais comum para diagnosticar a doença da púrpura é a análise de uma amostra de sangue , onde o status e o número de plaquetas podem ser avaliados. Isso sempre após a avaliação das manchas ou marcas na pele que essa patologia costuma desenvolver.

    É POSSÍVEL PREVENIR A DOENÇA DA PÚRPURA?

    A doença idiopática da púrpura trombocitopênica, sendo um distúrbio da função sanguínea, ou seja, uma doença hematológica, é muito difícil de prevenir. O que pode ser feito se for descoberto que a pessoa tende a ter baixo teor de plaquetas, é medi-las constantemente para mantê-las no nível adequado.

    Como usar macarrão para perder peso enquanto come

    E por isso que você nunca deve escovar os dentes após o café da manhã