in

Sopa de batata com couve-flor

Cremes e sopas são pratos geralmente muito simples de preparar e poderem te tirar de problemas em mais de uma ocasião.

 No caso desta sopa de couve-flor e batata, é uma receita que se pode consumir quente no inverno como morna,  para refrescar-se no verão. Se você quer aprender a prepará-lo em casa, aqui estão todos os passos para conseguir um resultado gostoso.

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 1 couve-flor
  • 2 batatas
  • 1 litro de caldo de legumes
  • 150 mililitros de creme líquido
  • 1 cebola
  • Pasta de queijo
  • Manteiga
  • Sal
  • Pimenta preta
  • Noz-moscada
  • Como preparar:

    Comece lavando a couve-flor e separando-a em florzinhas. Em seguida, descasque as 2 batatas e corte-as em pedaços médios. Guarde os dois ingredientes para mais tarde.

    Pique a ½ cebola finamente para escaldar. Coloque uma panela grande para aquecer em fogo médio e adicione 1 colher de sopa de manteiga. Quando derreter, coloque a cebola nele por alguns minutos.

    Quando a cebola começar a ficar com a cor transparente, coloque a couve-flor e a batata picada na caçarola e mexa com uma colher de pau. Cubra todos os ingredientes com o litro de caldo de legumes e acrescente um pouco de sal e pimenta-do-reino moída, além de uma pitada de noz-moscada.

    Tampe a caçarola e deixe a sopa assar no fogo por 30 minutos. Após o tempo indicado, acrescente os 150 mililitros de creme líquido e mexa antes de esperar que ferva novamente.

    Quando a sopa começar a ferver, retire do fogo e teste o nível de sal caso seja necessário retificá-lo . Adicione 1 colher de sopa de cream cheese e bata a sopa com a batedeira até que esteja completamente lisa e sem grumos.

    Elaboração:

    Comece a fazer esta deliciosa sopa de batata-couve-flor lavando a couve-flor com bastante água da torneira e depois dividindo-a em floretes . É melhor usar uma couve-flor média , por isso, se for muito grande, não a use inteira. Em seguida, descasque as 2 batatas, enxágue-as com água para remover a sujeira e a sujeira restante e corte-as em pedaços médios . Reserve a batata e a couve-flor para uso posterior na receita. Agora será hora de picar a ½ cebola o mais finamente possível para escaldá-la.

    Pegue uma caçarola grande e adicione 1 colher de sopa de manteiga dentro. Em seguida, leve ao fogo médio até a manteiga derreter completamente e é hora de adicionar a cebola para dourar por alguns minutos. A manteiga também pode ser substituída por um pouco de azeite, mas o toque de sabor não será o mesmo . Quando a cebola começar a ficar macia e a adquirir textura transparente, coloque na caçarola os floretes da couve-flor e as batatas cortadas aos pedaços . Mexa com uma colher de pau para que todos os ingredientes fiquem integrados, depois acrescente o litro de caldo de legumes com um pouco de sal, pimenta preta moída a gosto e um toque de noz-moscada.

    Mexa e tampe a panela e deixe a sopa descansar no fogo por 30 a 40 minutos . Após esse tempo, verifique se a batata e a couve-flor estão macias, picando-as com a ponta de uma faca e, se não, deixe repousar no fogo por mais alguns minutos. O próximo passo será adicionar os 150 mililitros de natas à sopa – que você também pode substituir pelo leite evaporado – e esperar alguns minutos até que comece a ferver novamente. Na hora, retire do fogo e experimente o sal caso seja necessário retificá-lo. Em seguida, adicione 1 colher de sopa de pasta de queijo para dar à sopa uma textura mais cremosa . Bata tudo com uma batedeira manual até obter uma sopa homogênea e sem grumos e não hesite em acrescentar um pouco mais de caldo de legumes ou um pouco de leite se verificar que está muito grosso.

    Veja por que pessoas que já tomaram as duas doses da vacina e mesmo assim pegam covid-19 e até morrem

    Descubra qual é a sua maior virtude no amor. Faça o teste!