Cremes e sopas são pratos geralmente muito simples de preparar e poderem te tirar de problemas em mais de uma ocasião.
No caso desta sopa de couve-flor e batata, é uma receita que se pode consumir quente no inverno como morna, para refrescar-se no verão. Se você quer aprender a prepará-lo em casa, aqui estão todos os passos para conseguir um resultado gostoso.
Ingredientes para 4 pessoas:
Como preparar:
Comece lavando a couve-flor e separando-a em florzinhas. Em seguida, descasque as 2 batatas e corte-as em pedaços médios. Guarde os dois ingredientes para mais tarde.
Pique a ½ cebola finamente para escaldar. Coloque uma panela grande para aquecer em fogo médio e adicione 1 colher de sopa de manteiga. Quando derreter, coloque a cebola nele por alguns minutos.
Quando a cebola começar a ficar com a cor transparente, coloque a couve-flor e a batata picada na caçarola e mexa com uma colher de pau. Cubra todos os ingredientes com o litro de caldo de legumes e acrescente um pouco de sal e pimenta-do-reino moída, além de uma pitada de noz-moscada.
Tampe a caçarola e deixe a sopa assar no fogo por 30 minutos. Após o tempo indicado, acrescente os 150 mililitros de creme líquido e mexa antes de esperar que ferva novamente.
Quando a sopa começar a ferver, retire do fogo e teste o nível de sal caso seja necessário retificá-lo . Adicione 1 colher de sopa de cream cheese e bata a sopa com a batedeira até que esteja completamente lisa e sem grumos.
Elaboração:
Comece a fazer esta deliciosa sopa de batata-couve-flor lavando a couve-flor com bastante água da torneira e depois dividindo-a em floretes . É melhor usar uma couve-flor média , por isso, se for muito grande, não a use inteira. Em seguida, descasque as 2 batatas, enxágue-as com água para remover a sujeira e a sujeira restante e corte-as em pedaços médios . Reserve a batata e a couve-flor para uso posterior na receita. Agora será hora de picar a ½ cebola o mais finamente possível para escaldá-la.
Pegue uma caçarola grande e adicione 1 colher de sopa de manteiga dentro. Em seguida, leve ao fogo médio até a manteiga derreter completamente e é hora de adicionar a cebola para dourar por alguns minutos. A manteiga também pode ser substituída por um pouco de azeite, mas o toque de sabor não será o mesmo . Quando a cebola começar a ficar macia e a adquirir textura transparente, coloque na caçarola os floretes da couve-flor e as batatas cortadas aos pedaços . Mexa com uma colher de pau para que todos os ingredientes fiquem integrados, depois acrescente o litro de caldo de legumes com um pouco de sal, pimenta preta moída a gosto e um toque de noz-moscada.
Mexa e tampe a panela e deixe a sopa descansar no fogo por 30 a 40 minutos . Após esse tempo, verifique se a batata e a couve-flor estão macias, picando-as com a ponta de uma faca e, se não, deixe repousar no fogo por mais alguns minutos. O próximo passo será adicionar os 150 mililitros de natas à sopa – que você também pode substituir pelo leite evaporado – e esperar alguns minutos até que comece a ferver novamente. Na hora, retire do fogo e experimente o sal caso seja necessário retificá-lo. Em seguida, adicione 1 colher de sopa de pasta de queijo para dar à sopa uma textura mais cremosa . Bata tudo com uma batedeira manual até obter uma sopa homogênea e sem grumos e não hesite em acrescentar um pouco mais de caldo de legumes ou um pouco de leite se verificar que está muito grosso.